Código: | MP1C10011 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DEI1 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria de Fátima Pista Calado Mendes |
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Corpo docente: |
Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida Filipe Manuel Carapeto Fialho José Miguel Freitas Maria de Fátima Pista Calado Mendes Maria Manuela de Sousa Matos Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
Português
Conhecer instrumentos conceptuais fundamentais das didáticas relativas às áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar.
Enquadrar os fundamentos das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar no contexto do
desenvolvimento linguístico-comunicativo, artístico, do conhecimento do mundo e do pensamento matemático.
Reconhecer a importância de situações do quotidiano, de jogo e experimentais para o desenvolvimento do pensamento artístico e científico.
Mobilizar e integrar conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relevantes na planificação de experiências de aprendizagem nas áreas de conteúdo, numa perspetiva integradora da intervenção do educador de infância.
Planificar e avaliar práticas linguístico-comunicativas, artísticas e científicas no contexto da Educação Pré-Escolar.
Desenvolver uma visão global e integrada do currículo de Educação de Infância.
Aprofundar capacidades de construção e gestão curricular no âmbito da Educação de Infância.
Aquisição e desenvolvimento da linguagem
- Comunicação, linguagem e língua materna
- Estratégias de desenvolvimento da oralidade e da literacia emergente.
Desenvolvimento do sentido de número, sentido espacial e da capacidade de organização e análise de dados
- Noções matemáticas que suportam a evolução das crianças
- Tarefas matemáticas: articulação e potencialidades
Desenvolvimento do conhecimento científico, das capacidades associadas aos processos científicos e das atitudes face à Ciência
- Papel das atividades de exploração: questionamento, observação, registo e análise de dados relativos às realidades sociais e naturais
- Tarefas que envolvem experiências sensoriais, de verificação/ilustração e investigações.
Desenvolvimento de processos de execução, criação e apreciação artística.
Tarefas integradoras: potencialidades e articulação.
Planeamento e avaliação de experiências de aprendizagem no contexto da Educação Pré-Escolar.
O propósito principal desta UC é apoiar a construção do conhecimento didático do futuro educador. Por isso, os conteúdos programáticos incidem nas questões-chave das didáticas das áreas que integram a Educação Pré-Escolar. Focam-se as primeiras aprendizagens associadas ao desenvolvimento linguístico-comunicativo, artístico, do conhecimento do mundo e do pensamento matemático da criança, identificam-se experiências e oportunidades educativas que as promovem e analisam-se materiais curriculares que podem suportar essas aprendizagens.
Destacam-se as tarefas integradoras, que articulam entre si as várias áreas de conteúdo. A planificação e avaliação de experiências de aprendizagem permitem ao futuro educador a mobilização e integração de conhecimentos, bem como a reflexão sobre situações que promovem o desenvolvimento, por parte da criança, de aprendizagens associadas às áreas de Expressão e Comunicação e do Conhecimento do Mundo.
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, procurando o aprofundamento de conhecimentos relativos às temáticas abordadas. As atividades a realizar incluem: discussão de textos; exploração e análise crítica de materiais curriculares e análise e construção/adaptação de propostas didáticas que articulem as várias áreas da Educação Pré-Escolar. O acompanhamento tutorial visará a orientação do estudo, o esclarecimento
de dúvidas e a monitorização dos trabalhos a realizar. Poderá ser feito presencialmente e a distância, via plataforma Moodle.
As aprendizagens esperadas incluem os seguintes aspetos: usar adequadamente as atuais Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar; mobilizar conceitos relacionados com as Didáticas associadas às áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar; revelar uma atitude crítica e fundamentada na interpretação e análise de textos e episódios no contexto da Educação Pré-Escolar e usar criteriosa e criticamente os conhecimentos adquiridos na construção/adaptação de propostas didáticas que contribuam para o desenvolvimento das expressões, da comunicação e do conhecimento do mundo de crianças em idade pré-escolar. Assim, serão desenvolvidas atividades de discussão de textos; de exploração e análise crítica de tarefas e materiais adequados ao trabalho com crianças em idade pré-escolar e de adaptação de tarefas e indicações sobre o modo de
as explorar que refletem as OCEPE, no que se refere à Expressão e Comunicação e ao Conhecimento do Mundo.
A avaliação inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: assiduidade e participação nas aulas (10%); análise crítica de um episódio com crianças em idade pré-escolar relacionado com as áreas de Expressão e Comunicação e/ou Conhecimento do Mundo (35%); planificação de uma tarefa integradora, descrição e análise da sua exploração em contexto de Estágio (55%).
Para usufruir da forma de avaliação contínua, cada estudante tem de assistir a 75% (50% para os trabalhadores-estudantes) das sessões presenciais. Caso tal se não verifique tem de recorrer a exame final. Excetuam-se os casos dos estudantes com estatutos especiais, que devem contactar o docente nas primeiras aulas, para que sejam encontradas formas alternativas de frequência.
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